Lixo tecnológico

Por Tiago Zilz

      A cada ano que se passa a tecnologia sempre aprimora seus produtos, principalmente na área de celulares, televisores e computador. Assim automaticamente a sociedade sempre adquire esses novos produtos para estarem sempre com a melhor tecnologia, assim podendo usufruir da tecnologia, onde em vários momentos as pessoas adquirem novos produtos, sem mesmo precisar do mesmo, apenas pensando somente em conforme e status.
      Conforme Pôvoas, 2009 “... Um monitor, por exemplo, leva cerca de 300 anos para desaparecer na natureza.” Assim equipamentos que não são colocados em recipientes adequados, acabam afetando o meio ambiente, incluído solo, AR e a própria saúde humana.
      Porém, muitas pessoas desconhecem, que este tipo de equipamentos também podem ser reciclados e reaproveitados para um novo produto ou função, basta o usuário apenas colocar seu equipamento que não irá mais utilizar em um lugar correto. Onde até mesmo poderá obter lucros vendendo seus equipamentos, para pessoas/empresas que compram lixo eletrônico. Onde existem campanhas de beneficio ao meio Ambiente como a da escola CDI, que está efetuado em vários locais, coletas de equipamentos eletrônicos, onde estarão dando um fim correto aos mesmos.
      Pois não percebemos, que jogando um equipamento eletrônico no lixo, além de estarmos poluindo/agredindo o meio ambiente, automáticamente estamos tirando a oportunidade de pessoas mais carentes usufruir do mesmo, como por exemplo de um computador que você não irá utilizar mais, onde poderá estar doando para pessoas carentes que usufruiriam por muito tempo de seu computador “velho”, conforme Pôvoas, 2009 “... vemos, assim que além de proteger a natureza, o reaproveitamento dos eletrônicos que jogamos fora pode gerar inclusão digital e social”. 
  
Artigo:
http://www.baguete.com.br/artigos/403/antonio-povoas-dias/20/03/2008/lixo-tecnologico-como-solucionar

Comentários

Postagens mais visitadas