Ocorrência de Equilíbrio Sustentável!!!

Pessoal, preciso divulgar urgente a existência do equilíbrio sustentável entre a economia, a sociedade e o meio ambiente.

No caso que apresentarei há na parte social geração de emprego, engajamento dos envolvidos e cidadania; na parte econômica há retorno do capital para todos os envolvidos; e, na parte ecológica preservação de recursos naturais, diminuição de resíduos dispostos no meio ambiente e reaproveitamento de materiais promovendo a eco-eficiência.

Este caso é apresentado pelo blogueiro André Trigueira pelo Jornal da Globo no quadro Coluna Sustentável sob o título Lonas usadas em shows e eventos são reutilizadas por ONG carioca.


As lonas usadas em shows, eventos corporativos, outdoors e banners publicitários, que iam parar no lixo, agora têm outro destino. Milhares de toneladas de lona acabam indo para o lixo ao final dos eventos. São 400 anos para se decompor. Um lixo composto de PVC, fibras e nylon. Entretanto, uma ONG encontrou a solução para o problema.

A ideia surgiu dentro de uma agência de eventos corporativos. A gente tinha um grande problema que era a gestão de resíduos no fim do evento. A gente percebeu que o material mais nocivo e repetia em grande escala era a lona vinílica”, explica a presidente da ONG Tem Quem Queira Adriana Gryner.

Agora, as lonas são levadas para uma das três oficinas da ONG, no centro do Rio de Janeiro. Lá, uma equipe de funcionários formada por detentos em regime semi-aberto bota a mão na massa. “Estou conseguindo, estou caminhando. Ainda não estou totalmente aqui fora, mas já tenho uma perspectiva de vida quando sair”, diz Raquel Souza da Silva.

Esse trabalho criativo inédito foi reconhecido em 2009, pelo Prêmio Rio Sociocultural, que premia as melhores ideias em sustentabilidade do estado e em em 2011, com o Selo Benchmarking Socioambiental, uma iniciativa brasileira independente, de fomento a sustentabilidade, com reconhecimento internacional.


Outros exemplo foi encontrado na cidade de Ponta Grossa/PR no projeto conhecido como Sacolona.

O projeto socioambiental SacoLona, faz sucesso no Paraná desde 2008, está ganhando adesões por todo o Brasil. Desenvolvido pela concessionária CCR RodoNorte em parceria com a Associação para Produção de Sacolas Retornáveis (Aprosar), foi eleito uma das melhores iniciativas de reciclagem do Sul do Brasil. Desta vez, o reconhecimento foi concedido pelo Prêmio Expressão de Ecologia, que envolve especificamente projetos apresentados por empresas do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.


Fontes
ONG Tem Quem Queira. http://www.temquemqueira.com.br/
Projeto Sacolona. http://www.druzba.com.br/biz/projeto-sacolona.
TRIGUEIRO, Andre. Lonas usadas em shows e eventos são reutilizadas por ONG carioca. Coluna Sustentável. Jornal da Globo. 15.nov.2012.

Comentários

Postagens mais visitadas