ALTERNATIVAS ECOTECNOLÓGICAS

     Qual a importância da aplicação das ecotecnologias para o desenvolvimento da sociedade sustentável? Será que inclui aproveitar melhor seus recursos naturais? Ou a energia para desenvolvimento estas novas tecnologias e produtos?

     O que levou o homem a desenvolver tais produtos é a eminência do esgotamento dos recursos naturais e fontes energéticas derivadas de fósseis somatizado pela explosão demográfica onde há necessidade de maior quantidade de alimento e moradia. E, a organização da sociedade (ou a falta dela) contribui para esse processo de decadência devido a oferta de produtos e serviços que levam ao consumo exacerbado e consequentemente a geração de mais lixo.

     Complemente esta ideia.......

Comentários

  1. É fato que os recursos naturais estão cada vez mais escassos. Desta forma, alternativas que promovam a economia sustentável são bem-vindas.Dentre vários produtos que estão ganhando destaque no cenário mundial devido ao uso de fontes renováveis está o plástico, onde sua principal matéria-prima é o petróleo mas, pelo alto valor comercial deste recurso natural o mesmo está sendo substituído pelo etanol um biocombustível que vem crescendo principalmente no Brasil motivado pela iniciativa do governo federal e foi um dos temas abordados no 4º Encontro Empresarial Brasil-UE realizado no dia 20/07/2010 conforme reportagem da União da Indústria de Cana-de-açúcar - UNICA.Todas as soluções que a sociedade está adotando no que diz respeito as novas estratégias visando a sustentabilidade e a redução de impactos ambientais tem como objetivo maior a economia no processo de desenvolvimento dos produtos e serviços e na busca de matéria-prima renovável.Porém a falta de atitude torna esse processo lento em relação ao crescimento desenfreado das necessidades economicas da população como um todo.

    ResponderExcluir
  2. Em colaboração com as organizações ambientais, o governo e os líderes da indústria, ajudando a estabelecer e a melhorar iniciativas ambientais, desenvolver novos programas focalizados no meio-ambiente fortalecendo, assim, seus esforços, metas e estratégias ecológicas no mundo inteiro.

    ResponderExcluir
  3. O tema em questão levanta um cenário interessante: o crescimento econômico da sociedade industrializada é reversamente proporcional a destruição de vários ecossistemas. Mas precisa ser assim? O nosso desenvolvimento têm de significar o retrocesso do planeta? Muitos acreditam que não. Um exemplo deste otimismo encontramos no post abaixo, retirado do site www.linkdata.com.br... Vale a pena conferir:

    Uma série de iniciativas no mundo mostra, com uma dose de criatividade e muita tecnologia, que a preocupação com o meio ambiente e com ações ecologicamente responsáveis não é conversa fiada.

    A cada dia, despontam novidades superinteressantes quando o assunto é sustentabilidade. Na Holanda, a cafeteria Natuurcafé La Porte, localizada dentro da estação de trem Driebergen-Zeist, possui uma porta giratória, que converte a entrada e saída de cada cliente em energia para alimentar as luzes da loja. Em Rotterdam, na balada Club Watt se intitula a primeira danceteria do mundo focada em sustentabilidade, pois a energia dos pés na pista de dança é usada para iluminar o chão com várias cores diferentes. Um telão mostra quanta energia o ânimo dos frequentadores está gerando naquela noite. Tão inovadora e interessante é a rodovia que gera eletricidade com a passagem dos carros sobre ela. Ela foi criada recentemente por engenheiros israelenses da Innowattech. O segredo são os cristais “piezo-elétricos” misturados ao asfalto. Quando o carro passa, as vibrações geram eletricidade, em média 400 quilowatts por quilômetro, que pode ser conduzida e distribuída. Além disso, poderia alimentar um sistema de carros elétricos já em desenvolvimento no país. O mesmo sistema está fazendo sucesso nas ferrovias japonesas, sob comando da JR East Japan Railway Company. Os passageiros caminhando pela Tokyo Station conseguem produzir energia suficiente para alimentar os luminosos e as bilheterias.
    Há muita gente preocupada com o futuro do planeta. O mais importante é que ações isoladas ou mesmo atitudes pequenas funcionam, contribuem e servem de exemplo. Isso quer dizer que você faz a diferença apagando a luz, economizando água, reciclando o lixo e outros materiais e sugerindo contribuições ecologicamente corretas. Pense nisso!

    http://www.linkdata.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=87&Itemid=35

    ResponderExcluir
  4. Com o avanço da tecnologia se descobriram novos meios de se deslocar poluindo menos o meio em que vivemos, e com isso talvez conseguiremos adiar ou remediar a destruição que cometemos ate agora e assim ter um ambiente mais puro para se viver, e deixar para as próximas gerações. Um deles é o etanol, o Brasil é o país mais avançado, do ponto de vista tecnológico, na produção e no uso do etanol como combustível, seguido pelos EUA. A cana-de-açúcar é a segunda maior fonte de energia renovável do Brasil, isso consta que o Brasil está pensando no futuro.

    ResponderExcluir
  5. O homem quer cada vez mais conseguir dinheiro pra si, sem pensar muito no próximo, pensando nisso Governos estão se ajuntando para criarem novas alternativas ecotecnológicas.
    Pensando nisso criaram novas contes renováveis onde podemos destacar o biocombustível, no qual é criado através do etanol.
    Assim preservando cada vez mais a natureza, e automaticamente gerando mais empregos, principalmente nos canaviais.
    Porém os governos devem investir mais nesta área, no qual é uma área que realmente necessita de estudo, e automaticamente estarem investindo no meio ambiente, no qual já foi afetada muito com os catástrofes que estão ocorrendo.

    ResponderExcluir
  6. "A humanidade de hoje tem a habilidade de desenvolver-se de uma forma sustentável, entretanto é preciso garantir as necessidades do presente sem comprometer as habilidades das futuras gerações em encontrar suas próprias necessidades" Agenda 21

    ResponderExcluir
  7. Encontrei um texto bastante simples, mas que ajuda a refletir algumas questões sobre crescimento e desenvolvimento:
    "O atual modelo de crescimento econômico gerou enormes desequilíbrios; se, por um lado, nunca houve tanta riqueza e fartura no mundo, por outro lado, a miséria, a degradação ambiental e a poluição aumentam dia-a-dia. Diante desta constatação, surge a idéia do Desenvolvimento Sustentável (DS), buscando conciliar o desenvolvimento econômico com a preservação ambiental e, ainda, ao fim da pobreza no mundo."
    http://educar.sc.usp.br/biologia/textos/m_a_txt2.html

    ResponderExcluir
  8. Acredito que mais do que alternativas ecotecnologicas é preciso incentivar o desenvolvimento sustentável para que o processo de criação desta novas tecnologias não acabe com os recursos que ainda nos restam.
    O link a seguir nos fornece uma boa visão de desenvolvimento sustentável: http://www.wwf.org.br/informacoes/questoes_ambientais/desenvolvimento_sustentavel/

    ResponderExcluir
  9. nos dias caóticos de hoje as empresas de tecnologia tentam desesperadamente novas formas de consumir os recursos mas sem prejudicar o meio ambiente ainda mais.
    http://www.webroom.com.br/noticia.aspx?catNot=17&id=66&nomeCatNot=Cobertura

    ResponderExcluir
  10. Não há dúvidas que o homem vem destruindo, de diversas formas diferentes, o mundo, principalmente nos últimos 50 anos, onde se destruiu a natureza mais do que todas as gerações antecessores juntas. E a natureza reclama, desde a segunda metade do século XVIII (1850), aconteceram inúmeras catástrofes do homem contra a natureza. E agora a natureza reclama, com catástrofes naturais. Fica assim bem claro que a Terra não está mais agüentando, cada pouco acontece um terremoto, ou um Tsunami ou um furacão que destrói muitas construções e mata muita gente.
    A única solução é parar de agredir a natureza, pequenos atos, se tornam grandes quando nenhum é praticado. Nós falamos muito do governo, “Eles não trabalham, não fazem nada para melhorar o país, só fazem alguma coisa quando eles ganham algo com isso, muitas vezes o povo brasileiro perde, mas eles ganham”. Só que nós não podemos esquecer que os administradores do nosso país viviam conosco antes, fazendo pequenos atos de corrupção, de desigualdade, de fazer de tudo para poder GANHAR. Mas por ser pequenos atos, ninguém da atenção, o que faz de nós, igual a eles. Então se quisermos realmente mudar alguma coisa neste país devemos começar a nos mudar, se quisermos migrar para o desenvolvimento sustentável então devemos mudar a nossa forma de agir antes. Pois devemos dar o exemplo para as crianças, adolescentes e até adultos, que serão nossos futuros administradores do país.

    ResponderExcluir
  11. Sabendo da degradação do meio ambiente, observamos gradativamente a preocupação da sociedade diante da escassez iminente dos recursos naturais.

    Muitas decisões referente ao consumo já são baseadas nos impactos ambientais que podem ser gerados. Desta forma muitas empresas começam a investir em soluções “verdes” buscando este nicho de mercado consciente.

    Temos exemplos em vários segmentos um dos principais está na construção civil.

    “Edificação sustentável é aquela que pode manter moderadamente ou melhorar a qualidade
    de vida e harmonizar-se com o clima, a tradição, a cultura e o ambiente na região, ao mesmo
    tempo em que conserva a energia e os recursos, recicla materiais e reduz as substâncias
    perigosas dentro da capacidade dos ecossistemas locais e globais, ao longo do ciclo de
    vida do edifício. (ISO/TC 59/SC3 N 459)”

    http://www.idhea.com.br/pdf/moderna.pdf

    Além da consciência de sustentabilidade devemos manter o senso crítico sobre a solução apresentada como “verde”, principalmente se está motivada pela preservação respeitando a legislação e não apenas pela oportunidade do marketing ecológico.

    Carlos Alexandre Ferreira - GTI

    ResponderExcluir
  12. A ecotecnologia contribui e muito para o desenvolvimento da sociedade e os recursos naturais, ela com certeza, irá auxiliar o desenvolvimento de produtos através da energia.
    Os novos produtos que sao lançados todos os dias no mercado contribuem significativamente para o aumento do lixo. Esses produtos se tornam cada dia mais uteis dentro da vida de cada ser humano e tornam sua vida mais fácil, porem, cada ser humano precisa analisar, ate que ponto precisamos de tal produto, que prejudica a natureza e o desenvolvimento sustentavel.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas