Energias Renováveis 2

 Energias Renováveis no Campo
O Brasil possui uma propensão notável para a geração de energia por fontes renováveis. O meio rural, em especial, pode ser facilmente suprido total ou parcialmente pelo uso das formas alternativas de produção de energia. As condições de clima e relevo são favoráveis no país, tanto para a energia solar e eólica quanto para a potência hídrica e para os recursos de biomassa. 

A opção pelas fontes renováveis já é viável econômica e tecnicamente. Os processos e equipamentos contam com um elevado grau de qualidade e confiabilidade, e a implementação é rápida e fácil. A EMBRAPA (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), no entanto, recomenda uma análise detalhada das características da região antes da instalação de quaisquer equipamentos. Um exame prévio ajuda na decisão correta sobre a fonte apropriada, otimizando os recursos e obtendo um melhor aproveitamento do potencial de energia.

Ainda segundo a EMBRAPA, os principais recursos utilizados no campo incluem o bombeamento de água, tanto mecânico (cata-vento, carneiro hidráulico) como elétrico (turbina eólica, célula fotovoltaica); a energização de cercas elétricas (célula fotovoltaica), de celulares rurais e monocanal (turbina, célula fotovoltaica) e de eletrodomésticos (turbina, célula fotovoltaica); a eletrificação de residências, escolas e postos de saúde (turbina, célula fotovoltaica); e o aquecimento de água (painel solar, biogestor).

Prêmio SEBRAE Ecoeficiência

O Prêmio Sebrae Ecoeficiência é um exemplo de incentivo às empresas preocupadas em reduzir o desperdício de energia e otimizar o processo de produção, através de um menor consumo de materiais e menor geração de resíduos. O prêmio, que apóia a diminuição do impacto ambiental, já teve a sua edição em 2004, e tem estimulado os projetos de geração de energias renováveis.

Esta é uma das ações do Programa SEBRAE de Eficiência Energética – PSEE, criado como forma de ajudar micro e pequenas empresas a beneficiarem-se com o uso eficiente da energia. Atuando desde o estudo, avaliação e desenvolvimento de técnicas mais econômicas e eficientes para o uso da energia até a conscientização de funcionários e empresários, o Programa oferece também:
Diagnóstico do uso da Energia Elétrica
Um consultor visita a empresa para analisar as instalações e identificar oportunidades para o uso eficiente de energia.
Consultoria em Eficiência Energética
Realização de levantamentos para a otimização e/ou a substituição de equipamentos e processos, implementando um modelo de gestão de energia elétrica.
Curso de Gestão do Uso da Energia
Orienta empresários no gerenciamento do uso da energia dentro da empresa, na busca de soluções para seu uso mais eficiente.
 
Casos de Sucesso
"Casos de Sucesso em Eficiência Energética" são empresas que realizaram ações específicas e alcançaram resultados positivos quanto à redução dos custos com energia.
O aumento da produção, a redução das perdas, a melhoria na qualidade dos produtos e as condições de trabalho, em muitos casos, foram resultados adicionais alcançados a partir da aplicação das ações direcionas ao uso eficiente de energia.


Cooperativa Agropecuária de Santo Antônio de Pádua
Pequena empresa instalada no Município de Santo Antônio de Pádua, Rio de Janeiro, a Cooperativa Agropecuária de Santo Antônio de Pádua Ltda. atua no processamento de leite in natura e na fabricação de derivados. 

Em dezembro de 2003, como resultado das avaliações energéticas complementares realizadas nas suas instalações, a Cooperativa foi certificada como uma empresa “Casos de Sucesso em Eficiência Energética". As medidas de eficiência adotadas pela Empresa foram:
Substituição de lâmpadas incandescentes por lâmpadas fluorescentes.
Substituição de equipamento de selagem elétrico por equipamento pneumático.
Instalação de painel de comando elétrico na sala de pasteurização e desnatadeira.
Expansão do sistema central de refrigeração a amônia, substituindo outros sistemas locais.
Reforma das instalações elétricas com substituição de cabos.
Redimensionamento dos circuitos elétricos.
Reforma da linha de distribuição de ar comprimido.
Além de reduzir seu consumo de energia elétrica em 37%, a Cooperativa gerou também a melhoria das condições de segurança de suas instalações.

Comentários

  1. ooi meu ex-professor lindo e maravilhoso (que não é o Delano, haha). Espero que não tenha esquecido da sua aluna bon jovi maníaca. Porém, se esqueceu, saiba que eu não me esqueci de você, hehe. Confesso que fiquei muito triste quando soube que você não estava mais no IFC ): e que não poderia mais ir na tua sala te encher o saco, haha. Mas espero que venha um dia nos visitar lá, porque estou MORRENDO de saudade.
    Nesse ano estou morando perto do colégio, em Araquari, para me preparar para o vestibular e me tornar uma grande engenheira ambiental *-* (sim, eu desisti de fazer ciências biológicas). Me desculpe por esse comentário inútil e sem ter relação ao seu post, hehe, mas não consegui encontrar outro meio de manter contato com o prof mais querido que já tive. Sei que estava devendo esse comentário desde o ano passado, mas até que enfim achei um bom motivo para escrever algo aqui. Bom, passei aqui para deixar um oi, dizer que ainda estou escutando Bon Jovi (eeeba, haha)e espero te ver em breve, para pôr as fofocas em dia. Já vou lhe avisando para não se surpreender se ao final do ano receber um convite para minha formatura, pois ficarei MUUUITO feliz se você for. E obrigada por tudo, por ter sido sempre tão querido comigo e me mostrar o que é música de verdade, haha, sério :D
    Beijos da sua ex-aluna "puxa-saca" de biologia, que te admira e que sente saudades,
    Ana Lúcia Antunes ♥

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas