Educação para a Sustentabilidade
Estamos vivendo uma epopéia de ideias a respeito da sustentabilidade. Temos aqueles que agem por meio de uma atitude radical ecológica como também há aqueles que contribuem por meio de uma simples atitude, o de jogar o lixo em uma lixeira.
Porém estas atitudes são muirto individualistas ou posso dizer até egoístas perante o tobo. Vivemos numa grande sociedade, complexa e globalizada onde tais atitudes não surtem efeito apenas mascaram a consciência do cidadão.
O grande desafio é estimular mudanças de atitude e
comportamento nas populações, uma vez que as capacidades intelectuais,
morais e culturais do homem nos impõem responsabilidades para com outros
seres vivos e para com a natureza como um todo.
Já estamos na Década da Educação
para o Desenvolvimento Sustentável (2005-2014) porém muitos não se deram conta disso. Esta década possui em sua essência uma idéia
simples com implicações complexas, pois, após vivermos durante séculos
sem nos preocupar com o esgotamento dos recursos naturais do planeta,
temos que aprender, agora, a viver de forma sustentável.
Os objetivos desta década são:
1. Valorização do papel fundamental que a educação e a aprendizagem desempenham na busca comum do desenvolvimento sustentável;
2. Facilitar os contatos, a criação de redes, o intercâmbio e a interação entre as partes envolvidas no programa Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS);
3. Fornecer o espaço e as oportunidades para aperfeiçoar e promover o conceito de desenvolvimento sustentável e a transição a ele – por meio de todas as formas de aprendizagem e de sensibilização dos cidadãos;
4. Fomentar a melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem no âmbito da educação para o desenvolvimento sustentável;
5. Construir estratégias em todos os níveis, visando fortalecer a capacidade no que se refere à DIEDS.
1. Valorização do papel fundamental que a educação e a aprendizagem desempenham na busca comum do desenvolvimento sustentável;
2. Facilitar os contatos, a criação de redes, o intercâmbio e a interação entre as partes envolvidas no programa Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS);
3. Fornecer o espaço e as oportunidades para aperfeiçoar e promover o conceito de desenvolvimento sustentável e a transição a ele – por meio de todas as formas de aprendizagem e de sensibilização dos cidadãos;
4. Fomentar a melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem no âmbito da educação para o desenvolvimento sustentável;
5. Construir estratégias em todos os níveis, visando fortalecer a capacidade no que se refere à DIEDS.
A Década dá ênfase ao papel central da educação na
busca comum pelo desenvolvimento sustentável. Mas o que exatamente é a
Década? É um conjunto de parcerias que reúne uma grande diversidade de
interesses e preocupações. É um instrumento de mobilização e advocacia. E
é um veículo de responsabilidade pelo qual os governos, organizações
internacionais, sociedade civil, o setor privado e comunidades locais ao
redor do mundo podem demonstrar seu compromisso prático em aprender a
viver sustentavelmente.
Para conhecer mais sobre estas metas procure nos links abaixo:
Unesco Brasil. Educação para o Desenvolvimento Sustentável no Brasil.
Unesco Brasil. 2005-2014 - Década da Educação para o Desenvolvimento Sustentável.
Rumo Sustentável. 2005-2014 - Década da Educação para o Desenvolvimento Sustentável.
Para aprofundar:
DECLARAÇÃ0 DE THESSALONIKI. Dezembro de 1997
Década das Nações Unidas da Educação para o Desenvolvimento Sustentável, 2005-2014: documento final (do) Plano Internacional de Implementação, maio de 2005. (PDF 1458 kb)
Para conhecer mais sobre estas metas procure nos links abaixo:
Unesco Brasil. Educação para o Desenvolvimento Sustentável no Brasil.
Unesco Brasil. 2005-2014 - Década da Educação para o Desenvolvimento Sustentável.
Rumo Sustentável. 2005-2014 - Década da Educação para o Desenvolvimento Sustentável.
Para aprofundar:
DECLARAÇÃ0 DE THESSALONIKI. Dezembro de 1997
Década das Nações Unidas da Educação para o Desenvolvimento Sustentável, 2005-2014: documento final (do) Plano Internacional de Implementação, maio de 2005. (PDF 1458 kb)
Vlw, obrigado.
ResponderExcluir