quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Educação para a Sustentabilidade

Estamos vivendo uma epopéia de ideias a respeito da sustentabilidade. Temos aqueles que agem por meio de uma atitude radical ecológica como também há aqueles que contribuem por meio de uma simples atitude, o de jogar o lixo em uma lixeira.

Porém estas atitudes são muirto individualistas ou posso dizer até egoístas perante o tobo. Vivemos numa grande sociedade, complexa e globalizada onde tais atitudes não surtem efeito apenas mascaram a consciência do cidadão.
O grande desafio é estimular mudanças de atitude e comportamento nas populações, uma vez que as capacidades intelectuais, morais e culturais do homem nos impõem responsabilidades para com outros seres vivos e para com a natureza como um todo. 
Já estamos na Década da Educação para o Desenvolvimento Sustentável (2005-2014) porém muitos não se deram conta disso. Esta década  possui em sua essência uma idéia simples com implicações complexas, pois, após vivermos durante séculos sem nos preocupar com o esgotamento dos recursos naturais do planeta, temos que aprender, agora, a viver de forma sustentável. 
 
No Fórum Global para o Desenvolvimento Sustentável, realizado em Joanesburgo em 2002, foi proposto à Assembléia Geral das Nações Unidas a proclamação da Década Internacional da Educação para o Desenvolvimento Sustentável (DIEDS) para o período 2005-2014. A proposta foi aprovada em dezembro de 2002, durante sua 57ª Sessão.

Os objetivos desta década são:

1. Valorização do papel fundamental que a educação e a aprendizagem desempenham na busca comum do desenvolvimento sustentável;
2. Facilitar os contatos, a criação de redes, o intercâmbio e a interação entre as partes envolvidas no programa Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS);
3. Fornecer o espaço e as oportunidades para aperfeiçoar e promover o conceito de desenvolvimento sustentável e a transição a ele – por meio de todas as formas de aprendizagem e de sensibilização dos cidadãos;
4. Fomentar a melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem no âmbito da educação para o desenvolvimento sustentável;
5. Construir estratégias em todos os níveis, visando fortalecer a capacidade no que se refere à DIEDS.

A Década dá ênfase ao papel central da educação na busca comum pelo desenvolvimento sustentável. Mas o que exatamente é a Década? É um conjunto de parcerias que reúne uma grande diversidade de interesses e preocupações. É um instrumento de mobilização e advocacia. E é um veículo de responsabilidade pelo qual os governos, organizações internacionais, sociedade civil, o setor privado e comunidades locais ao redor do mundo podem demonstrar seu compromisso prático em aprender a viver sustentavelmente.

Para conhecer mais sobre estas metas procure nos links abaixo:
Unesco Brasil. Educação para o Desenvolvimento Sustentável no Brasil.
Unesco Brasil. 2005-2014 - Década da Educação para o Desenvolvimento Sustentável.
Rumo Sustentável. 2005-2014 - Década da Educação para o Desenvolvimento Sustentável.

Para aprofundar:
DECLARAÇÃ0 DE THESSALONIKI. Dezembro de 1997
Década das Nações Unidas da Educação para o Desenvolvimento Sustentável, 2005-2014: documento final (do) Plano Internacional de Implementação, maio de 2005. (PDF 1458 kb)

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