Lixeiras agradecem

A organização ''Keep Britain Tidy'' (Mantenha a Inglaterra Limpa, em tradução livre) criou uma maneira interessante de estimular os cidadãos das cidades britânicas a jogarem o lixo no lugar certo: lixeira falantes.

Instaladas em regiões centrais das cidades de Londres e Liverpool, essas lixeiras irão ''agradecer'' a pessoa que jogar lixo nelas, através de músicas de filmes famosos como ''Cantando na Chuva'', que ganhou refrão adaptado para ''I'm singing in the bin'' (''estou cantando na lixeira'') e de ''Butch Cassidy'', que tinha como refrão de música tema ''Raindrops Keep Falling on My Head'' e agora virou ''Rubbish Keep Falling on My Head'' (''lixo fica caindo na minha cabeça'').
Em Liverpool, as lixeiras irão cantar versões das músicas dos Beatles, grupo originário da cidade, além de efeitos sonoros como uma salva de palmas ou o tocar de trombones. Outras lixeiras vão agradecer as pessoas que colaborarem para a limpeza urbana. E são celebridades locais que falam. A atriz Amanda Holden dirá “Sim, faça isso de novo”. O ex-jogador de críquete Phil Tufnell comemorará, com uma expressão típica do esporte: “Que tal isso!”.

A idéia foi de uma artista plástica inglesa, que dirige uma ONG destinada a descobrir formas de tornar a vida dos britânicos mais divertida. Depois de promover a instalação de 100 mesas de ping pong nos parques de Londres, surgiram as latas tagarelas. “Por que deixar que as coisas corriqueiras continuem triviais se podemos torná-las mais atrativas e mais interessantes?”, ela se pergunta.
 
As latas de lixo serão inauguradas no dia 13 de outubro, em Londres, aonde permanecerão por dois meses. Depois, irão viajar pela Inglaterra e voltam para a capital em tempo para as Olimpíadas do ano que vem.
 
Agora, poderiam trazer esta ideia para o Brasil. Muita gente ainda tem preguiça de andar um pouco mais para colocar o lixo no seu devido lugar, na lixeira. Vale a intenção.
 
Fontes
FRANCO, Marina.  Lixeiras cantam e agradecem as pessoas na Inglaterra. Blog Planeta Sustentável.  3.out.2011.



Comentários

Postagens mais visitadas