Software Ambiental Umberto®

Desenvolvido pelo IFEU (Instituto de Pesquisa Ambiental e Energética da Universidade de Heidelberg) e pelo IFU (Instituto de Informática Ambiental da Universidade de Hamburgo) o Software Umberto® possui um caráter científico que permite a avaliação integrada de aspectos ambientais e econômicos de todas as atividades no âmbito de um sistema de processos, bem como dos seus intercâmbios com o sistema ambiental, e procura soluções de otimização.


O Umberto® possui uma grande flexibilidade, possibilitando o desenvolvimento de qualquer tipo de sistema, além de permitir o desenvolvimento de cálculos específicos definidos pelo usuário para que o sistema seja fiel ao ambiente a que pertence. O software permite uma análise de fluxo de materiais e energia, através de suas redes de fluxo, tornando possível uma análise tanto de aspectos ambientais (uma visão do intercâmbio do sistema com o meio ambiente) como de aspectos financeiros (custos) de todas as atividades componentes do sistema.
Com o UMBERTO® também se podem comparar cenários tecnológicos alternativos sendo, portanto, um importante instrumento de suporte de decisões de gestão e planeamento estratégico. A utilização da ferramenta UMBERTO® visa promover a eficiência técnica (energética, de materiais, e, consequentemente dos custos associados) de um sistema e avaliar os custos e benefícios de tecnologias alternativas. 

Umberto® está sendo continuamente atualizada pela IFEU e IFU e, adaptada às necessidades crescentes do conhecimento do ciclo de vida associando a teoria e prática.



FONTES
IFU - Instituto de Informática Ambiental da Universidade de Hamburgo.

DELGADO, G.;  SARAIVA, I.;  LIMA JR, J. A. T.;  PEIXOTO, J. A. A.  A metodologia de Análise do Ciclo de Vida, apoiada pelo Software Umberto, como ferramenta de gestão na perspectiva da sustentabilidade: um estudo de caso. SEGeT – Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia, 2007.


UMBERTO – A software tool for Life Cycle Assessment and Material Flow Analysis – User Manual. Institut für Umweltinformatik: Hamburg; Institut für Energie und Umweltforschung: Heildelberg, 1998.
GASAFI,  E.; MEYER, L.; SCHEBEK, L.  Using Life-Cycle Assessment in Process Design Supercritical Water Gasification of Organic Feedstocks. Journal of Industrial Ecology, v. 7, Issue 3-4, online: 8 FEB 2008.

Comentários

Postagens mais visitadas