Furoshiki: solução sustentável

Técnica que usa apenas lenços para embalar qualquer coisa, dispensando sacolas plásticas e de papel.

Isao Yokoyama usa roupas de samurai, como os antigos guerreiros japoneses, mas ele é um samurai moderno, que usa a internet para vencer a guerra contra o desperdício e a favor da ecologia. Em matéria exibida no Jornal Hoje (27.dez.2011), o jovem tem um blog e faz vídeos mostrando uma antiga técnica japonesa chamada furoshiki, que utiliza lenços para embalar qualquer coisa. A grande vantagem é que os lenços podem ser usados centenas de vezes. 

Essa técnica japonesa também é ecológica porque elimina a necessidade de sacolas plásticas na hora das compras. Para ver o furoshiki aplicado na prática, o samurai comprou ingredientes para um jantar e uma garrafa de suco em um mercadinho de bairro. No caixa, ele mesmo embrulha tudo. Não precisa nem de embalagem para proteger a garrafa de suco, basta um lenço e algumas dobras e nós para fazer uma sacola de plástico economizada.

"Nós pedimos colaboração dos nossos clientes para que eles tragam bolsas ou sacolas para compras com o objetivo de reduzir o uso de sacola plástica. Para mim, seria uma grande satisfação ver cada vez mais pessoas seguindo o exemplo dele e usando o furoshiki no dia a dia".
Isao conta que aprendeu a técnica com a avó e há 10 anos não usa sacolas plásticas, a não ser para enrolar peixe e outros produtos molhados.







Vejamos abaixo algumas formas de utilização mais comuns.



FONTES
EcoFurushiki. ふろしき王子・海外イベント版
KOVALICK, Roberto. Técnica japonesa transforma pedaços de tecido em objetos úteis. Jornal Hoje, 27/12/2011.

Comentários

Postagens mais visitadas