Captura de Energia Solar utilizando a sequência de Fibonacci

O jovem cientista, Aidan Dwyer, 13,  utiliza o código Fibonacci juntamente com a filotaxia para desenvolver uma árvore que aumenta a captura de energia solar e a geração de eletricidade em 30 a 50%.

Aidan Measures a Spiral Pattern Young Naturalist Awards
Fonte: POPSCI.
Instigado pelo mecanismo utilizado pelas árvores para absorver luz solar, Dwyer teve uma ideia que lhe rendeu o prêmio de Jovem Naturalista, concedido pelo Museu Americano de História Natural. A atual maneira de gerar energia através da luz do sol consiste em arranjar os painés solares horizontalmente, ao contrário do sistema bolado pela própria natureza. Após estudar durante algum tempo, o menino decidiu montar em um suporte vertical pequenos painéis, de forma que estes ficassem organizados como folhas em galhos. E funcionou.


"Eu desenhei e construí o meu próprio modelo 
Imagem via American Museum of Natural History.
de teste, copiando o padrão de Fibonacci de uma árvore de carvalho. Estudei os meus resultados com a ferramenta de bússola e descobriu os ângulos ramo. O padrão foi cerca de 137 graus e a seqüência de Fibonacci foi 2/5. Em seguida, eu construí um modelo usando este padrão a partir de tubos de PVC. Em lugar de folhas, eu usei painéis solares PV ligados em série que produziu até 0,5 volt, de modo que o pico de produção do modelo foi de 5 volts. O projeto inteiro copiou o padrão de um carvalho, tanto quanto possível. ... O modelo da árvore de Fibonacci teve melhor desempenho do que o modelo de tela plana. O design desta árvore proporcionou 20% mais de eletricidade coletados  e 2,5 horas mais da luz do sol durante o dia. Mas a resultados mais interessantes foram que em dezembro, quando o Sol estava no seu ponto mais baixo no céu, esta árvore capturou 50% mais de eletricidade, e o tempo de coleta da luz solar chegou a 50%!"

PVC Oak Tree:  Young Naturalist Awards.
Fonte: POPSCI.
Fontes:
DIAZ, Isadora. Cientista de 13 anos revoluciona a forma de captar energia solar.Techtudo, 19/08/2011.
BOYLE, Rebecca. 13-Year-Old Designs Super-Efficient Solar Array Based on the Fibonacci Sequence. Popsci, 19/08/2011. 

13-Year-Old Makes Fibonacci Solar Breakthrough.  Slashdot, 18/08/2011.

Para saber mais:
Filotaxia. Wikipédia.
Número de Fibonacci. Wikipédia.
Tecnologia e Desenvolvimento Sustentável: Aquecedor Solar Caseiro
Projeto Megawatt Solar

Comentários

Postagens mais visitadas