5 passos para tornar um evento sustentável

Este artigo foi modificado de artigo publicado por Pollyanna Melo com assessoria da www.administradores.com.br em 31 de março de 2009 e com a participação eloquente do sócio e diretor de planejamento da agência Plano1 Comunicação, Maurício de Almeida Prado.


Para enfatizar o compromisso com a preservação ambiental, a agência, especializada em marketing promocional, aposta na inclusão de conceitos de sustentabilidade na produção de ações promocionais e eventos empresariais como diferencial. De acordo com a agência, medidas simples e práticas podem ser incorporadas por todas as agências para reduzir o impacto ambiental das ações promocionais e eventos.

Desta forma para tornar um evento ou ação sustentável, as cinco principais etapas são:

1. Substituição de materiais
Ao invés de utilizar cenografias em madeira, bastante comuns para ambientação de ações promocionais e eventos, a dica é substituir por estruturas modulares reaproveitáveis. Outra opção é a substituição destas estruturas por tecidos ou apenas por efeitos de iluminação e projeção.

2. Neutralização de carbono
Em parceria com consultoria especializada, é possível neutralizar do carbono emitido durante o evento ou ação. A empresa calcula a quantidade de poluentes lançados e compensa a emissão por meio do plantio de árvores, em número equivalente ao necessário para neutralizar o que foi gerado. 

3. Brindes verdes
Outra iniciativa é a distribuição de itens ecológicos nas ações que requerem brindes. Na confecção destes materiais, a madeira de reflorestamento pode ser preferida ao invés do plástico, o que reduz o impacto ao meio ambiente. "Parcerias com ONGs também podem garantir "brindes verdes", ao mesmo tempo em que auxiliam no desenvolvimento de comunidades carentes", acrescenta Almeida Prado.

4. Reciclagem
As agências podem firmar parcerias com empresas especializadas em descarte e reciclagem do material utilizado em eventos e ações promocionais. 


5. Campanhas educativas
A agência também orienta seus clientes ao desenvolvimento de material de comunicação que informe a preocupação da empresa com a preservação ambiental. "Esta é uma maneira de associar a marca a atitudes positivas e corretas, ao mesmo tempo em que ajuda a conscientizar o público-alvo da importância de se ter uma consciência ambiental", completa Almeida Prado.



"Cada dia mais percebemos a tendência do desenvolvimento de ações promocionais e eventos sustentáveis, mas muitas pessoas imaginam que, para tornar uma ação sustentável, basta neutralizar o carbono das emissões. Na verdade, o conceito de sustentabilidade é bem mais amplo e deve contemplar não apenas a preocupação com a natureza, mas também uma responsabilidade social", afirma, Maurício de Almeida Prado.

Em 2008, o diretor participou da feira Event Solutions, direcionada a novidades e tendências para o setor de eventos, e trouxe os principais conceitos que têm motivado a consciência ambiental durante a produção de eventos. "Hoje, não se trata de oferecer apenas mais uma opção para a produção do evento. Muitos anunciantes exigem que a agência contratada utilize alternativas que poluam menos o meio ambiente, até como alternativa para criar a consciência ambiental em seus profissionais durante o evento", afirma o diretor.
 


Mais informações, consulte os sitios abaixo:
http://www.ecobrindes.com.br/plante_cultive.php
Marketing Ambiental: analisando eventos sustentáveis
Cinco passos para um evento tornar-se sustentável


Comentários

Postagens mais visitadas