Pegada Ecológica / Ecological Footprint

O que é pegada ecológica?
A pegada ecológica de um país, cidade ou pessoa corresponde ao tamanho das áreas produtivas de terra e mar necessárias para sustentar determinado estilo de vida. É uma forma de traduzir, em hectares, a extensão de território que uma pessoa ou uma sociedade “usa”, em média, para se alimentar, morar, se locomover, ter e afins.  A metodologia vem sendo testada em algumas cidades do mundo, mas, no Brasil, pela primeira vez é desenvolvida para uma cidade.



A pegada ecológica é atualmente usada ao redor do globo como um indicador de sustentabilidade ambiental. Pode ser usado para medir e gerenciar o uso de recursos através da economia. É comumente usado para explorar a sustentabilidade do estilo de vida de indivíduos, produtos e serviços, organizações, setores industriais, vizinhanças, cidades, regiões e nações.

Para calcular a Pegada ecológica é necessário somar todas os componentes que podem causar impactos ambientais, tais como:
  • área de energia fóssil (representa a área que deveríamos reservar para a absorção do CO2 que é libertado em excesso )
  • terra arável (representa a área de terreno agrícola necessária para suprir as necessidades alimentícias da população)
  • pastagens (representa a área necessária para criar o gado em condições minimamente "razoáveis")
  • floresta (representa a área de floresta necessária para fornecer madeira e seus derivados e outros produtos não lenhosos)
  • área urbanizada (representa a área necessária para a construção de edifícios)
Inúmeras organizações não governamentais (ONGs) lançaram programas para cálculo da pegada ecológica



Participe do Quiz para saber qual é sua pegada ecológica.

How much land area does it take to support your lifestyle? Take this quiz to find out your Ecological Footprint, discover your biggest areas of resource consumption, and learn what you can do to tread more lightly on the earth.

Test your ecological footprint. See other places, too: A, B , C, D.

¿Qué superficie de la tierra mucho más hace falta para apoyar a su estilo de vida? Responda a este cuestionario para conocer su Huella Ecológica, descubrir sus principales áreas de consumo de recursos, y aprender lo que usted puede hacer para la banda de rodadura más ligeramente en la tierra.
Pon a prueba tu huella ecológica


多少土地面積沒有考慮到支持你的生活方式?參加本測驗,看看你的生態足跡發現你的資源消耗最大的領域並了解你可以做更多輕輕在地上
測試你的生態足跡


Outra pergunta que também fazem: O que é pegada de carbono?
É uma outra forma de avaliar o impacto que nosso consumo tem sobre o ambiente é por meio da estimativa de emissões de gases de efeito estufa associada às nossas atividades cotidianas e que alguns denominam como pegada de carbono.
Calcule sua pegada de carbono.

O que é Pegada Hídrica?
A Pegada Hídrica é um indicador criado pelo Professor Arjen Hoekstra para medir o uso direto e indireto de água doce na produção de um determinado produto, alimento e até no padrão de vida de um indivíduo.
Calcule sua Pegada Hídrica.

Fontes:
Sugestões de Leitura:

Comentários

Postagens mais visitadas